domingo, 12 de dezembro de 2010

CADÊ O POVO?

Pouco tempo após um pleito tão importante quanto ao que se passou alguns dias atrás, eu volto a me fazer um questionamento que volta e meia me perturba: “onde está o povo brasileiro?”.
Um povo que se orgulha tanto do seu passado, em que a luta popular e o movimento das massas foram tão intensas e tão importantes para concretizar mudanças significativas no país não pode viver no conformismo.
Por onde se anda, nota-se, ao conversar com as pessoas, que o brasileiro não está satisfeito com a política que é exercida na atualidade. Escândalos atrás de escândalos, corrupção deslavada, jogos de interesse, homicídios, trocas de poder, votos combinados no legislativo, compras e venda de licitações, compra de votos em eleições, e mesmo assim nada, nenhuma mobilização.
Como pode haver inconformismo se não há nenhuma manifestação disso? A Constituição da República de 1988 é expressa em seu art. 1°, § 1° ao aclamar a soberania do povo no território brasileiro, soberania essa com a aplicação prática orientada no art. 14 da mesma Carta Magna, e mesmo assim nada.
O que eu não entendo, é o porquê de o povo ter parado de protestar, parado de se mobilizar, e sumido das ruas em formas de manifestação da soberania popular. Na ditadura, mesmo com todas as dificuldades a atuação popular se fez presente de forma marcante pela busca da democracia. Outra época não muito distante que pode ser destacada é no impeachment do Collor, quando a mobilização das massas também foi primordial para que os rumos do país fossem os que a história hoje nos conta.
Será que vamos ter que continuar a nos reportar ao passado para identificar a atuação do povo brasileiro? Será que vamos nos contentar em votar silenciosamente e ficar sentados nas nossas confortáveis poltronas para assistir ao show de escândalos diários dos nossos políticos totalmente despreparados e mal intencionados, como se nada disso fosse afetar diretamente as nossas vidas?
Já passou da hora de mudar a nossa postura. É hora de assumir a posição de protagonistas, hora de fazer a diferença na sociedade em que estamos inseridos, só assim exerceremos de fato a nossa soberania e somente desta forma poderemos mudar o trágico presente político-social que estamos vivendo.

Wantuil Júnior d'Angelo Lima

Sua opinião é muito importante e será um grande prazer tê-la como colaboração para o enriquecimento deste blog, pois juntos é que construiremos um futuro melhor para o nosso Brasil! Não deixe de comentar. "COM O BRASIL, PELO BRASIL!"


2 comentários:

  1. Há um tempo atrás, em uma de suas entrevistas, o então presidenciavel, Ciro Gomes, falou algo que me fez pensar. "Brasileiro não sabe votar!"
    E realmente, infelizmente o brasileiro não sabe votar, não sabe onde depositar a sua confiança. O voto resume-se a um saco de cimento, cesta básica, enfim! Como foi reportado no texto, vamos ter mesmo que ficar nos lembrando do passado para tentar acordar a geração atual e futura!

    ResponderExcluir
  2. Alguns teoricos da ciência política, os chamados " elitistas democráticos" afirmaram que o poder de decisão do povo deve se resumir no voto, as decisões maiores devem ser tomadas pelas elites políticas. Este é o cenário do Brasil, onde o povo possui um poder de decisão praticamente inexistente. Apesar de alguns exemplos de orçamento participativo, que funcionaria muito bem aqui...mas ainda falta muito trabalho para que realmente o povo tenha voz .... e que principalmente participe das decisões do nossos municipios, estados e do nosso querido Brasil!

    ResponderExcluir